top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Pedro Soares

Meta-inflamação



Como um exército defendendo o território, com suas diferentes divisões soldados, o sistema imune possui diferentes células de defesa para reconhecer, atacar, destruir e limpar invasores com potencial para perturbar o equilíbrio do corpo.


A inflamação é a tática empregada nos primeiros momentos da invasão. Uma resposta de curto prazo a uma infecção, cujo objetivo é remover o agente infeccioso e permitir o reparo do tecido lesionado, resultando em cura e manutenção da saúde.


Até o inicio dos anos 90 se conhecia apenas esse tipo de inflamação. Todavia, uma variante associada a obesidade foi descoberta: a meta-inflamação *1. Esta inflamação está relacionada com o sistema metabólico e se apresenta como uma resposta prolongada e desregulada *2.


A meta-inflamação tem sido associada a muitas doenças crônicas e fatores de risco como: a diabetes tipo 2, depressão, doenças coronarianas, diversas formas de cancer e até demência *3. A relação com tantas doenças acontece pelo fato desse tipo de inflamação facilitar processos como: aterosclerose, prejudicando a circulação *4, resistencia insulínica, causando progressivamente diabetes *5, estresse do retículo endoplasmático, afetando metabolismo, envelhecimento e morte celular *6, além de causar mudanças na flora intestinal, prejudicando a digestão *7.


Caso a meta-inflamação fique ativa por muito tempo poderá ocorrer o desenvolvimento e manutenção desequilíbrios metabólicos e doenças crônicas. *2 e 3. Embora tenha sido descoberta inicialmente em indivíduos obesos, a meta-inflamação não é causada pela obesidade em si. A obesidade por si só pode representar um aviso prévio sobre maiores problemas em um cenário mais amplo 8 e 9* .


Os gatilhos são diversos, muitos relacionados com obesidade, todos com estilo de vida, são os fatores antropogênicos, o assunto do próximo post. Fique atento para maiores novidades!


Referências:

190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page