top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Pedro Soares

Antropogênicos pró e anti-inflamatórios



O ambiente onde se está e as atitudes que compõe um estilo de vida representam estímulos para saúde ou para o adoecimento do indivíduo, uma vez que o corpo responde aos estímulos que recebe em diversos níveis, inclusive em nível celular e metabólico.


Ver quem você ama ativa determinadas áreas do cérebro, que causam sensação de alegria e prazer, acompanhadas por respostas hormonais e efeitos fisiológicos compatíveis, como sensação de relaxamento e queda na pressão sanguínea. *1, 2, 3 e 4 . Igualmente, a raiva causada por um evento adverso gera respostas neurológicas, hormonais e fisiológicas totalmente diferentes *5, 6 e 7 , normalmente associadas a estados de luta ou fuga.


No contexto químico da meta-inflamação, podemos encarar certos fatores ambientais e do estilo de vida como interruptores que estimulam ou inibem efeitos fisiológicos da meta-inflamação, aqui chamados de fatores antropogênicos.


Antropogênicos são definidos aqui como ambientes feitos pelo homem (e seus derivados) e/ou estilos de vida reforçados por esses ambientes, alguns dos quais tem efeitos biológicos que podem ser prejudiciais a saude humana. Os fatores se distinguem entre pro-inflamatórios, que estimulam e mantém a meta-inflamação e anti-inflamatórios, que a inibem.


Aparentemente o que determina como os diversos fatores atuam na meta-inflamação está relacionado com o tempo ao qual a humanidade vem interagindo com eles.

Todos os indutores anti-inflamatórios são aqueles aos quais seres humanos interage há centenas ou milhares de anos, a maioria dos quais vem da natureza (frutas, vegetais, sementes e nozes) ou são minimamente modificados pelo homem, como o vinho.


Indutores pro-inflamatórios são recentes e feitos pelo homem (ex. desreguladores endócrinos, poluição do ar), modificados (comida processada) ou induzidos (sedentarismo) ou são consequências de um ambiente feito pelo homem (baixa renda / desigualdade social).


Dentre os fatores ligados ao estilo de vida estão: alimentação pobre em nutrientes, sedentarismo, sono inadequado e estresse *8. Igualmente, relações humanas agressivas ou condições sócio-econômicas ruins também contribuem para meta-inflamação *9


Componentes ambientais também tem um peso importante na meta-inflamação: material particulado *10; a poluição do ar relacionada a veículos *11; desreguladores endócrinos *12


Merece um destaque à parte para o envelhecimento, que inicialmente pode ser considerado também um fator pró-inflamatório. Envelhecer acarreta em desregulagens meta-inflamatórias características (também conhecidas como inflammaging, traduzido do inglês como “inflamavelhecimento” ) *13


Esse processo, apesar de irreversível, é fortemente reduzido por atitudes que compõe um estilo de vida saudável. Um exemplo evidente disso, pensando nos fatores antropogênicos, é o aumento da longevidade em países desenvolvidos onde a qualidade de vida levou a diminuição dos fatores agressivos e favoreceu estímulos protetores, levando ao declínio de infecções e retardo no progressão de diversas doenças crônicas.

Portanto, apesar do tempo passar para todos, é possível envelhecer com saúde, se as atitudes certas forem tomadas em conjunto com um ambiente que as favoreça.


Referências:

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page